Sejam Bem Vindos Ao Blog do Vereador Dudu! --- "Se Deus é por nós, quem será contra nós" --- Trabalhando Para uma Petrópolis Melhor!!!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Servidores da Saúde Mantêm Paralisação


Cerca de 400 servidores da Saúde participaram ontem da assembléia que decidiu pela permanência da greve, iniciada na última quarta-feira. A reunião aconteceu na Praça da Inconfidência e contou, inclusive, com o apoio da população. Até a possível confecção de um abaixo-assinado para pedir o impeachment do prefeito Paulo Mustrangi, no caso da permanência do impasse, chegou a ser cogitada pelos manifestantes.
A sugestão foi dada pela representante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Previdência e Trabalho no Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev/RJ), Rosimere Paiva, que subiu a serra para apoiar os servidores petropolitanos . Da mesma forma que a população teve o poder de colocá-lo naquela cadeira, pode pedir que ele seja retirado. Caso a situação não seja resolvida, uma manifestação na frente do Palácio Guanabara, pedindo que o governador interceda pela cidade, pode ser organizada”, disse Rosimere.

Profissionais de odontologia também aderiram ao movimento. Durante o seu discurso, Ester Mendonça, que integra a comissão de greve, disse que o objetivo da paralisação é mostrar ao governo que querem negociar. Ela ainda esclareceu algumas dúvidas dos servidores e explicou que os funcionários não podiam, simplesmente, deixar de atender a população, para que não fosse caracterizado o crime de omissão de socorro. “Os funcionários que ainda estão em fase probatória também têm o direito de participar”, completou Ester.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Esse Transporte Público é uma Vergonha...

O ônibus 2059, da PetroIta, que faz a linha Siméria 438 (via Alto da Serra) chegou domingo, às 11h, no ponto final do bairro, aos trancos e barrancos. Na hora de retornar ao Centro, os passageiros tiveram que descer e ajudar a empurrar o ônibus. fonte: Tribuna de Petrópolis do dia 25 de maio, Les Partisans.


Então além dos usuários pagarem a passagem, enfrentarem filas, coletivos lotados e caindo aos pedaços, disputarem o espaço com as baratas, eles ainda têm de empurrar o ônibus quebrado??? Isso é um absurdo...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CPIMs da Saúde e da Eduação


Os Problemas da cidade não podem ser ignorados, nem esquecidos, tampouco colocados por debaixo do tapete.



Tendo em vista a crise nas áreas de Saúde e Educação e as constantes manifestações e preocupações dos profissionais dos setores, o vereador Dudu deu entrada para a instauração das CPIMs da Saúde e da Educação, onde poderão ser apurados os fatos nos quais acarretaram tais problemas.


Os fatos a serem apurados na CPIM da Educação são:

1- Convênios firmados entre o Município e o Estado, quais os reais valores destinados à Educação.

2- Se os valores destinados a Educação estão sendo corretamente aplicados.

3- A existência de plano de carreira e salário e sua correta aplicação.

4- Contratos de fornecimento de merenda escolar em andamento.

5- Se a merenda escolar oferecida nas escolas encontra-se no padrão mínimo exigido por Lei.


Os fatos a serem apurados na CPIM da Saúde são:

1- Convênios firmados entre o Município e o Estado e União, quais os reais valores destinados à Saúde.

2- Se os valores destinados a Saúde estão sendo corretamente aplicados.

3- A existência de plano de carreira e salário e sua correta aplicação.

4- Contratos de fornecimento e manutenção de equipamentos médicos hospitalares em andamento.

5- Contratos de fornecimento e medicamentos em andamento.

6- Contratos de prestação de serviços ou convênios, na área de Saúde entre o Município e entes particulares.



Além das CPIMs, o vereador promoveu algumas indicações de 2009, reiteradas em 2010, em benefícios dos funcionários municipais, como a incorporação dos abonos, revisão salarial dos professores e funcionários da rede municipal de ensino e diminuição da porcentagem dos descontos dos planos de saúde.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Confira as Fotos da Manifestação dos Funcionário Públicos






Ainda a Procura do "Prefeito da Saúde"...

A luta pelo Pronto Socorro do Alto da Serra Continua... O Prefeito e a Secretária de Educação disseram que o PS do alto da Serra não será fechado... Mas venhamos e convenhamos, de que adianta a unidade ficar aberta e sem médicos???
Não dá para entender!!!

E a População de Petrópolis ainda se pergunta...

Projeto Ficha Limpa

O Vereador Dudu apoia o Projeto Ficha Limpa!

O Projeto Ficha Limpa, que teve sua campanha lançada em abril de 2008, impede a candidatura de pessoas condenadas pela Justiça em órgãos colegiados (segunda instância) foi aprovado por unanimidade no Senado, com 76 votos. O texto deve agora ir direto à sanção presidencial, sem precisar voltar para a Câmara dos Deputados. Após a votação em sessão extraordinária que durou cerca de quatro horas, governo, oposição e movimentos sociais saíram satisfeitos.

O principal benefício do Projeto Ficha Limpa é a ajuda que o Poder Judiciário vai dar aos cidadãos na hora de escolher os candidatos. A avaliação é do pesquisador de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), Leonardo Barreto. Segundo o pesquisador, ainda não há estimativa de quantos parlamentares serão atingidos pelo projeto, pois falta a verificação dos critérios que serão colocados em prática. “Estima-se que 30% dos deputados federais teriam problemas com a Justiça”, disse.

O Vereador Dudu vê o projeto ficha Limpa como uma evolução na história da política brasileira e comenta que todos os políticos deveriam manifestar o seu apoio uma vez que honestidade é uma das principais características que deve saltar no caráter de alguém que almeja ocupar um cargo público.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

UPA no Centro de Petrópolis

A Secretaria de Obras e a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) já iniciaram o preparo do terreno onde funcionou a Churrascaria Maloca, na Rua Washington Luis, no Centro, que será instalada uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Petrópolis.
Como o terreno não necessita de obras de contenção e infraestrutura, as equipes farão apenas a retirada dos escombros existentes no local, a manutenção das pontes e ajustes no solo. O objetivo é entregar o terreno ainda este mês à Secretaria de Saúde do Estado para que sejam iniciadas as obras de construção da unidade.

A UPA também vai beneficiar os moradores da Zona Sul da cidade, assim como do Valparaíso, Siméria, Castelânea e Alto da Serra e adjacências. A UPA do Centro será do modelo 2, com capacidade de atender cerca de 300 pacientes/dia e contará com uma equipe de quatro médicos, entre pediatras e clínicos gerais, e entre 9 e 12 leitos.

Já a UPA de Cascatinha é do modelo 3, com estrutura de até 20 leitos, equipe média de seis médicos e pode atender entre 300 e 450 pacientes por dia, aguardando apenas o Estado realizar a instalação.


O vereador Dudu participa ativamente da iniciativa do Governo do Estado na construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no Centro da cidade e em Cascatinha. A esperança do vereador é de que com as novas unidades, finalmente a Saúde no município venha melhorar, desafogando as principais Unidades de Saúde (Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp, Alcides Carneiro, Pronto Socorro do Alto da Serra). E lembra também que não é só com a instalação das UPAs que a Saúde de Petrópolis sairá da crise em que se encontra, pois se o Governo Municipal não tomar certas medidas em relação a falta de médicos, falta de atendimentos e de medicamentos, do que adiantará?

Greve nas Escolas Municipais de Petrópolis

A paralisação das escolas municipais continua em Petrópolis, cerca de 90% das escolas não estão em funcionamento. Mesmo após as manifestações no centro da cidade, não houve acordo entre o sindicato dos profissionais da educação e a Prefeitura.

Desde a quinta feira passada, muitos profissionais da educação foram para as ruas e fizeram manifestos colocando a insatisfação da referida classe com o baixo salário. Entre as reivindicações está a determinação do piso salarial, já que alguns funcionários recebem menos que o salário mínimo.

O vereador Dudu está também na luta pela educação da cidade, acreditando que os profissionais além de qualificados, devem ser bem remunerados para que Petrópolis possa ter um sistema de educação de qualidade para nossas crianças, foi o promovente de indicações para incorporação dos abonos aos salários de todos os funcionários públicos municipais e profissionais da educação.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Depois do HMNSE, agora o bairro fica sem médicos



O problema da falta de médicos, tão comum no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp durante os fins de semana, parece que atinge, agora, também o Pronto Socorro do Alto da Serra. No último domingo, pais e mães que levaram os filhos para ser atendidos no PS tiveram que se dirigir para o Hospital Alcides Carneiro. A confeccionista Patrícia Moura, que estava na unidade de saúde, contou que foi grande o número de pessoas que procuraram o PS no domingo. “Vi chegarem crianças com febre alta, passando muito mal, até com a cabeça machucada. Todas tiveram que ir embora. Os funcionários do pronto-socorro estavam mandando os pacientes para o HAC”, disse.Patrícia estava no PS com o tio, Márcio Luiz Vieira, de 47 anos. Ela chegou na unidade às 11 horas e ficou lá até às 17h30, quando, então, saiu a vaga na Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital Santa Teresa. “O hospital estava lotado. As pessoas estavam fazendo peregrinações nos hospitais. Quem chegava lá já tinha passado pelo Bingen. Quando o meu tio começou a passar mal, já viemos direto para cá”, disse. Um técnico em informática, que não quis se identificar, também estava no PS e contou a mesma história. “Fiquei lá o dia inteiro e era revoltante ver as pessoas saindo sem atendimento. Fico pensando nas pessoas que não têm carro, que têm que ficar andando de ônibus de um lado para o outro, com o filho passando mal. É revoltante”, contou. O técnico estava na unidade de saúde acompanhando o pai, de 59 anos. Segundo ele, apesar de toda a falta de estrutura, os médicos estavam fazendo o possível para atender os pacientes. “Meu pai foi muito bem atendido. Os profissionais fazem o que podem. Tinha muita gente lá e poucos leitos. O PS não tem estrutura para atender a toda essa demanda”, disse. O pronto socorro do Alto da Serra tem sido a esperança de atendimento para muitas pessoas, já que o HMNSE, desde o ano passado, não conta com profissionais no fim de semana. “Acho um absurdo ter médico apenas no HAC. Lá é muito longe, principalmente para quem depende de ônibus. É uma falta de respeito com a população”, lamentou Patrícia. Segundo funcionários do PS, no sábado, dia 15, era para a unidade de saúde estar fechada, e ontem eles deveriam se apresentar no HMNSE. “Ficou confuso este final de semana. Não sabíamos se era ou não para vir trabalhar”, informou um deles.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis


O Vereador Dudu foi muito bem recebido pela Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis representada pelo diretor executivo Dr. Lédio Ferreira. A reunião teve o objetivo de ouvir as reivindicações e formar parcerias com os empresários da cidade. O vereador se compromete em buscar investimentos federais e estaduais, permitidos por lei, para a Associação, acreditando que tal entidade desempenha um trabalho sério e totalmente comprometido com a economia de nossa cidade, merecendo total atenção.

Vereador Dudu não corre dos problemas da Saúde em Petrópolis!


A Saúde de Petrópolis está um caos, as filas com centenas de pessoas, a frequente falta de médicos, instalações precárias e a carência de leitos vêm preocupando a população petropolitana.
Na madrugada do dia 05 de maio, o Vereador Dudu esteve na porta do Ambulatório de Especialidades (Idosos), localizado na Rua D. Pedro, onde se encontrava uma extensa fila de pessoas aguardando o atendimento. Além de terem de esperar por horas, muitas destas pessoas acabam perdendo o seu tempo e recebem a triste notícia de que não podem ser atendidas, pois não há números de senha suficientes para que todos possam ser consultados.

Onde está o "Prefeito da Saúde" ???

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Crise nos transportes publicos em Petropolis


A Cidade de Petrópolis vive hoje um verdadeiro caos no que se refere a transporte público são frequentes as reclamações de atraso ou mesmo falta de manutenção dos coletivos, provocando assim muitos danos a população petropolitana que em sua maioria depende do transporte coletivo para se locomover em toda a cidade. Como medida de desespero, nos últimos dias foi decretado um estado de interdição nas empresas municipais de transporte publico, afim de que houvesse uma melhoria no sistema transportes, mas pelo visto os dias vão seguindo e nenhuma mudança real acontece e fica claro a indignação de toda população.

clique aqui e assista estas matérias:


http://www.youtube.com/watch?v=HQwUut1IgEM

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Vereador Dudu na Luta pela Saúde!!!


No dia 08 de fevereiro deste ano, o vereador Dudu encaminhou um ofício ao Secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Dr. Sérgio Luiz Côrtes da Silveira, onde foi solicitado recursos destinados à reforma do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp - localizado na Rua Paulino Afonso, Centro - tendo em vista as más condições de conservação em que se encontra.

A Resposta ao referido ofício chegou na última semana do mês de abril às mãos do vereador, no qual foi informado que conforme a Resolução SESDEC nº 1040 de 19 de março de 2010, publicada no D.O. de 24 de março de 2010, foram estabelecidos recursos, no montante de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), visando melhores condições ao Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp.

Clique na imagem para ampliá-la

A Luta contra o fechamento do PS do Alto da Serra continua...

Moradores mobilizados para PS não fechar


Continua a polêmica em torno do possível encerramento dos atendimentos de urgência e emergência e da sala de curativos do Pronto Socorro do Alto da Serra, que será transformado em um centro de reabilitação fisioterápico. Os funcionários do posto teriam recebido uma circular com o comunicado que a partir do dia 17 de maio devem se apresentar no Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp (HMNSE). Com isso, a Associação dos Moradores do Alto da Serra (AMAS) prepara um abaixo-assinado e passeata saindo do bairro até a prefeitura, ainda nesta semana.
De acordo com a presidente Associação Petropolitana dos Agentes de Saúde (APACS), Sônia Cabral, os servidores do posto procuraram a entidade para entender melhor se a decisão da Secretaria de Saúde é lícita. “Os funcionários tiveram que assinar a circular tomando ciência da decisão. Eles são contrários e querem se manifestar”, contou Sônia.
Apesar do prefeito Paulo Mustrangi e a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, desmentirem a informação, os funcionários dos pronto-socorros do Bingen e do Alto da Serra confirmam a medida. “Recebemos um documento interno avisando para nos apresentar no Bingen porque o setor de urgência e emergência e a sala de curativos daqui vão acabar. Até onde sabemos, apenas a pediatria continua, mas se já falta pediatra, aqui é que não vai cobrir toda a região sozinho”, falou um servidor público que preferiu não se identificar.

O vereador Dudu também demonstrou indignação com a decisão: “Sou daqui e não vou permitir que esta covardia aconteça. São muitas pessoas examinadas por dia, a população local não pode perder isso. O prefeito que dizia ser da saúde está acabando com ela É um governo sem comando, com decisões arbitrárias tomadas a portas fechadas, sem saber das reais necessidades do povo. Ainda nesta semana pretendo entrar com uma ação civil pública contra esse absurdo”.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, 4 de maio de 2010

A crise se agrava e o P.S. do Alto da Serra se vê ameaçado!

Alto da Serra teme ficar sem pronto socorro


Funcionários do Pronto Socorro do Alto da Serra confirmaram ter recebido instruções de se apresentarem ao trabalho, a partir do dia 17, no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, na Rua Paulino Afonso. A unidade do Alto da Serra deixaria, a partir desta data, de atender casos de urgência e emergência. Consultado, o governo municipal não se pronunciou a respeito.
Ontem, foi mais um dia de falta de médicos no Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp, na Rua Paulino Afonso, responsável por cerca de 700 atendimentos diários. Desta vez não havia clínico geral de plantão e os pacientes precisaram ser encaminhados para o Pronto Socorro do Alto da Serra ou para o Hospital Alcides Carneiro, em Corrêas, durante todo o dia de ontem.
O segurança Welington Corrêa procurou atendimento do Pronto Socorro do Bingen e não conseguiu, apesar de estar febril e se sentindo mal precisou pegar mais dois ônibus para ser examinado no Pronto Socorro do Alto da Serra. “Moro no Quitandinha e estou desde de cedo tentando ser atendido. Estou com fortes dores no corpo e com febre e mesmo assim tive que ficar pra lá e pra cá até conseguir ser atendido, é um desrespeito”, contou.
A maioria dos pacientes que precisavam ser atendidos por um clínico geral preferiam ir para o Alto da Serra por ser menos distante do Bingen. Assim, houve superlotação no local. As filas ficaram longas e doentes tiveram que esperar em pé por mais de uma hora. “Fui para o Bingen e nada, tive que vir de ônibus para cá. Quando cheguei aqui as 11h10min, tinham mais de 25 pessoas na minha gente na fila, já são quase 12h30min e ainda estou esperando. Meu pé está muito inchado, com suspeita de gota e não tenho nem como sentar”, disse o professor Alexandre Reis, morador no bairro Castelânea.
A dona de casa, Sônia Regina Kaippert também passou pela mesma situação junto ao filho, diagnosticado com pneumonia. “Fomos direto para o Bingen por ser maior e não adiantou porque faltava médico. Meu filho esperou mais de uma hora para fazer raio-x do pulmão e foi constatada a pneumonia. Agora ele está sentado nesta sala de espera fria e lotada esperando para ser medicado”, disse.
Outro motivo de revolta para os petropolitanos é o fim do atendimento de urgência e emergência prestado no Pronto Socorro do Alto. Segundo funcionários que preferiram não se identificar, no último domingo foi enviado pela prefeitura um comunicado interno, informando que a partir do dia 17 deste mês os servidores que trabalham nesta área devem se apresentar no Pronto Socorro do Bingen. “Recemos este documento interno avisando para nos apresentar no Bingen porque o setor de urgência e emergência daqui vai acabar. Pelo o que estamos sabendo, apenas a pediatria continua”, falou o funcionário. A Secretaria de Saúde informou, através da assessoria de comunicação da PMP, que ontem o Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp não contou com o atendimento de um clínico geral, mas atendeu com pediatras, psiquiatras, dentistas e ortopedistas. Os casos de urgência foram prestados pelos médicos de plantão, que não são clínicos, mas podem atuar como tal, já que antes de se especializarem em suas áreas todos têm formação geral.
Ainda de acordo com a assessoria, mesmo com a falta de médicos, a Secretaria de Saúde assegurou que nenhum paciente tem ficado sem atendimento. Em caso de falta de especialistas no hospital, uma ambulância do mesmo é designada para encaminhar o paciente ao hospital Alcides Carneiro ou ao pronto Socorro do Alto da Serra. Segundo a Secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, o edital de convocação dos médicos ainda está aberto e os médicos que se inscreveram já estão sendo chamados.

Fonte: Tribuna de Petrópolis