Sejam Bem Vindos Ao Blog do Vereador Dudu! --- "Se Deus é por nós, quem será contra nós" --- Trabalhando Para uma Petrópolis Melhor!!!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Entrega do Título de Cidadão Petropolitano 2010

Deputado Estadual Domingos Brazão

Deputado Estadual Marco Figueiredo

Dr. André Marques (Ex Diretor Jurídico da CMP)

terça-feira, 27 de abril de 2010

E a batalha da Creche Pequeno Beija-Flor continua...


O ano de 2009 não foi dos melhores para os pais e alunos da Creche Pequeno Beija-Flor que fica na Rua Buarque de Macedo, nº 63 no Centro de Petrópolis, após travar uma luta para que a creche não viesse a fechar por uma determinação da secretária de educação Sandra La Cava, justificando o fechamento por um remanejamento dos recursos da Educação no município. Até este mês de abril, a creche vem sobrevivendo cada vez menos assistida pelo Governo Municipal, a crise na creche vem se instaurando e agora chegou ao seu ápice. Nos últimos meses o convênio que repassa verbas para a compra da merenda escolar da creche não vem sendo cumprido e as 57 crianças têm vivido de doações.


O vereador Dudu esteve novamente reunido com a diretora da creche e com uma comissão de pais para buscar soluções para o problema. As medidas tomadas foram o encaminhamento de um ofício à secretária de educação por parte do vereador, cobrando emergencialmente uma explicação para o fato onde a verba não está sendo repassada à creche.

domingo, 25 de abril de 2010

Na Luta pela Saúde em Petrópolis !!!

No último sábado, dia 24 de abril, foi dia do povo protestar. No bairro do Alto da Serra uma manifestação dos moradores e líderes comunitários da localidade marcou a tarde, quando faixas e uma grande concentração de pessoas cobrava ao poder público o não fechamento do Pronto Socorro do Alto da Serra. O povo se dizia indiguinado por terem esta decepção com o Prefeito Paulo Mustrangi e sua Secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, em querer desativar o P.S. 24 horas e deixar a população ainda mais descoberta na área da saúde. Os manifestantes pacificamente fizeram uma passeata contra o fechamento do P.S. Alto da Serra, cobrando ao prefeito algum tipo de resposta por essa crise na saúde petropolitana.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Saúde em Petrópolis... Nem Chamando a Polícia!!!


Morte na fila de espera por vaga em UTI

A aposentada Antonieta Bittencourt, de 84 anos, faleceu após esperar por 16 horas uma vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na rede municipal de Saúde. A paciente tinha problemas cardíacos e deu entrada no Pronto Socorro do Alto da Serra na madrugada do último domingo. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Auxiliadora, apesar de todo o atendimento realizado pelos médicos do PS ela não conseguiu resistir. “Os familiares estavam todos lá, ela recebeu os primeiros atendimentos, mas a unidade do Alto da Serra não tinha os equipamentos adequados para mantê-la viva. Ela precisava ser transferida para uma UTI, mas infelizmente não conseguimos uma vaga a tempo”, contou.
A conselheira esteve durante todo o fim de semana percorrendo os hospitais da cidade e mais uma vez constatou a falta de médicos no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp e as longas filas de pacientes no PS do Alto da Serra. Segundo Maria Auxiliadora, a vaga para a internação no HNMSE apareceu por volta das 18 horas de domingo, mas a paciente já havia falecido. “Eu passei o dia todo vistoriando os hospitais e estou revoltada com a situação. O Código de Ética Médica entrou em vigor na última terça-feira e nada mudou. Foi muito triste tudo o que assisti”, lamentou.
Durante todo o fim de semana, o HMNSE ficou sem clínico geral. Apenas um ortopedista e um pediatra estavam de plantão. Ontem a situação era a mesma e quem chegava procurando atendimento era encaminhado para o PS do Alto da Serra ou para o Hospital Alcides Carneiro.
A falta de médicos também revoltou a família do aposentado Antônio Felipe Molter, de 81 anos. Com um corte na cabeça e sangrando muito, o idoso aguardava atendimento no HMNSE no início da tarde de ontem. Elisabete Molter, filha do paciente, estava indignada. “Meu pai caiu e está muito ferido. Aqui não tem médico e nos informaram que no Alto da Serra também não. Vamos ter que nos dirigir até o HAC para que o meu pai receba atendimento”, contou.
Cansados de esperar uma solução, os familiares resolveram chamar a Polícia para garantir o atendimento do aposentado, mas mesmo com a presença policial o idoso teve que ser removido para outra unidade hospitalar. Os policiais foram informados que o hospital não tinha médico e que o paciente tinha que ser encaminhado para o PS do Alto da Serra. Sem ter muito o que fazer, os policiais levaram o aposentado até o pronto-socorro, onde enfim foi atendido. Para a família o alívio e o agradecimento aos PM’s. “Pelo menos conseguimos fazer com que meu pai fosse atendido. Não entendo por que o HMNSE continua aberto se não tem médicos para atender as pessoas. É triste ter que depender do SUS”, desabafou.
Maria Auxiliadora informou que uma reunião entre os conselheiros irá definir as ações do CMS. A presidente não quis informar quais seriam as medidas tomadas pelo conselho, mas deixou claro que a partir de agora a entidade vai intervir ativamente no assunto.
Segundo a secretaria municipal de Saúde, Aparecida Barbosa, a falta de médicos no HMNSE é prioridade do governo, que pela terceira vez republicou o edital convocando profissionais.

Para a secretária, a questão salarial e a criação das UPA’s são os motivos da falta de interesse dos médicos em trabalhar nos hospitais municipais, mas informou que não há previsão para que os salários recebam reajustes.

“Estamos trabalhando para garantir a saúde e atendimento adequado para a população. Sabemos de todos os problemas que a rede está enfrentando e que a população saiba que estamos tentando resolver”


fonte: Tribuna de Petrópolis

OPINIÃO

Na declaração da secretária de saúde, ela responsabiliza aos médicos pela falta de interesse em trabalhar em hospitais públicos e por este motivo justifica a falta de médicos na rede pública de Saúde. Além de ter que lidar com o quadro caótico da Saúde em Petrópolis, temos que ter estômago para engolir as declarações e justificativas inconsistentes da secretária Aparecida Barbosa, onde numa atitude irresponsável tenta transferir a responsabilidade da crise para os profissionais médicos da cidade.

A Crise na Saúde Continua...

Os rumores do fechamento do Pronto socorro do Alto da Serra assustam cada vez mais os moradores do bairro. Segundo a matéria publicada no jornal Tribuna de Petrópolis, na terça-feira dia 20 de abril de 2010, a secretária de Saúde Aparecida Barbosa nega a possibilidade do fechamento da unidade, mas os funcionários garantiram o encerramento do atendimento 24h de urgência a partir do dia 31 de maio quando o PS passará a atender pacientes em reabilitação, os casos de emergência só irão ser atendidos no Hospital Nelson Sá Earp e no Alcides Carneiro.
Segundo um dos funcionários, os médicos serão transferidos para o HMNSE mas eles não sabem para onde irão os outros funcioná
rios. Segundo a secretária, a rede de saúde do município está passando por uma reestruturação, por isso os boatos sobre o fechamento do PS. Ela garantiu que o pronto-socorro continuará funcionando, mas de forma adequada e com qualidade. “Petrópolis conta com cinco unidades de atendimento 24 horas que não funcionam direito. Precisamos de hospitais que atendam a população de forma digna”, disse. O município de Nova Friburgo foi dado como exemplo pela secretária. Ela conta que na cidade apenas um hospital de emergência atende a toda a população de forma digna e correta. “É isso que precisamos, de unidades que atendam com qualidade e sem danos à população”, disse.
De acordo com a secretária, o Planejamento Municipal de Saúde vai redefinir a rede, caracterizando o que é hospital, pronto-socorro, centros de saúde e ambulatórios. As mudanças irão acontecer dentro das unidades e a população receberá informações sobre como procurar atendimento médico de forma adequada. “Sabemos da importância do pronto-socorro para a população. Não somos irresponsáveis. Tudo está sendo devidamente pensado de forma coerente”, disse.
A proposta de fechamento do PS é antiga, começou na administração passada e com o anúncio da instalação das UPA’s a idéia criou força. Segundo funcionários do pronto-socorro, a justificativa dada pelo governo é o número de óbitos na unidade. “Disseram que aqui morrem muitas pessoas devido à falta de estrutura. Em março, atendemos mais de seis mil pacientes e tivemos apenas quatro mortes. O PS é referência para os moradores do bairro e de toda a cidade. É pra cá que as pessoas vêm quando outros hospitais estão sem médicos”, contou.
Indignados com o fechamento do pronto-socorro, moradores do Alto da Serra irão promover um passeata na manhã do próximo sábado. “A população está revoltada. Vão realizar uma grande manifestação em prol do PS”, disse o funcionário.


fonte: Tribuna de Petrópolis

Projeto Segunda Chance

Acreditando que o Homem que erra tem direito a uma segunda chance, o Vereador Dudu participa ativamente de um projeto conhecido como Vida Renovada. Este Projeto consiste em oferecer aos ex presidiários uma oportunidade de serem reinseridos na sociedade, oferecendo moradia, tratamento clínico, psicológico, oportunidade de emprego tendo como objetivo principal dar uma segunda chance a quem teve a sua vida interrompida pelo envolvimento com o tráfico de drogas, assaltos e todos os delitos do código penal. O vereador Dudu uniu-se ao Pastor Marcos Pereira da Silva e o cantor Waguinho da igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD) na visitação de delegacias e presídios com o objetivo de levar a palavra de Deus e estender a mão aos presos e suas famílias. Hoje este projeto social atende diretamente aos 50 mil presos de todo o estado do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Esporte é Saúde!

Com o mutirão realizado na Quadra do BNH do Alto da Serra, em poucos dias a reforma foi concluída e hoje os moradores já podem desfrutar das obras de infra-estrutura e melhorias da referida quadra. O mutirão comunitário consiste numa parceria entre o vereador e sua equipe e a população. Esta medida visa amenizar os problemas mais latentes da comunidade como a carência de áreas de lazer destinada aos jovens e crianças do bairro. Entendendo que esporte é saúde, o vereador Dudu se empenha junto a comunidade para esse tipo de trabalho.

Prefeito da Saúde?

O vereador Dudu criticou a redução no número de leitos do SOC, afirmando que a cidade precisa de mais leitos e que tal postura é uma demonstração da falta de responsabilidade do Governo Municipal. O vereador voltou a comentar os boatos de que a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, quer acabar com o Pronto Socorro do Alto da Serra(Leônidas Sampaio), transformando-o num centro de especialidades. Ele disse que está apurando este fato, mas avisou que os moradores do Alto da Serra estão se organizando para tomar qualquer medida caso se confirme o projeto da secretária.

Dudu está cobrando do prefeito o compromisso dele de ser o "prefeito da saúde", de fazer um governo para o ser humano e de realizar as obras prometidas. Para o vereador, o prefeito precisa mudar sua postura, pois já se passaram um ano e quatro meses e "até agora não vejo nada acontecer".



Vereador Dudu cobra reformas de Quadras de Esportes

O vereador Dudu, Líder do PSDC cobrou a promessa do secretário municipal de esportes, Mauro Grillo, de reformar as quadras esportivas das comunidades e promover a construção de outras.

"A promessa foi feita durante a Audiência Pública sobre o esporte, na Câmara, ano passado, e até agora nada foi feito. O governo municipal não está respondendo as reivindicações do povo, virou as costas para população".

Dudu disse que não gostaria de estar cobrando e criticando o Prefeito Paulo Mustrangi, mas, segundo ele, ficou difícil defender um governo que não dá resposta à população, "que não anda nas comunidades para ouvir as pessoas". O vereador disse que basta andar nas ruas da cidade e o que se ouve é somente críticas ao Prefeito e aos seus secretário, principalmente na área da Saúde.


Quadras de Esporte que tiveram suas obras reivindicadas pelo vereador Dudu no início de 2009 e até hoje nada foi realizado.


___Chácara Flora

___Fragoso

___Alto Siméria

___Lot. Samambaia

___Meio da Serra

___Caminho do Ouro


quinta-feira, 15 de abril de 2010

Escola fechada motiva críticas a Mustrangi

A promessa não cumprida de reforma na escola municipal no Meio da Serra, pelo Governo Municipal, para o vereador Luiz Eduardo (Dudu-PSDC) é uma demonstração clara da falta de compromisso do prefeito Paulo Mustrangi.

“Tirou as crianças da escola, colocou num local que tem goteira e até agora não fez a reforma. Quero ver a secretária de Educação, Sandra La Cava, ir à comunidade agora. É um total desrespeito às crianças”.


O vereador disse que visitou todos os locais onde houve deslizamento de terra e conversou com os moradores e criticou o prefeito que, segundo ele, não esteve em nenhum dos locais.

“Eu estive em todos os locais, mas o prefeito não foi, virou as costas para a população e a única coisa que sabe fazer é ir para reunião com o governador Sérgio Cabral”.


Dudu disse que na rua há uma insatisfação total contra o prefeito, frisando que “integrantes da própria equipe do governo reclamam dele”. O vereador disse que a Saúde está um caos e, para ele, um dos problemas é a postura adotada pela secretária de Saúde, Aparecida Barbosa.

Ainda sobre a Saúde, o vereador disse que no Alto da Serra a população está preocupada com o boato de que o Pronto Socorro Leônidas Sampaio pode ser fechado nos próximos dias. Para ele, se isto acontecer será um erro, pois vai deixar a população do bairro desassistida. O vereador espera que isto não aconteça, mas frisou que não acredita no governo e não pode defender um prefeito que se omite.

“Se ele não toma nenhuma medida contra a secretária é porque é igual a ela”.


Com relação ao caos no transporte, o vereador comentou que “o prefeito fica dizendo que é contra o aumento de passagem, mas só faltava ele ser a favor”, frisando que ele não está fazendo nenhum favor, mas cumprindo seu papel. Para o vereador, é hora do prefeito fazer uma mudança no seu governo, caso contrário será muito tarde para tentar corrigir os erros cometidos neste um ano e quatro meses.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vereador denuncia desperdício na Saúde


Imóvel alugado em novembro pela Secretaria de Saúde é mantido fechado

O aluguel de um imóvel para instalação da Secretaria de saúde, na Rua Aureliano Coutinho, contratado em novembro do ano passado, é apontado pelo vereador Dudu (PSDC), como mais um caso de desperdício de dinheiro público. O imóvel custa ao município R$14 mil e permanece fechado. O vereador disse que de novembro do ano passado até agora a secretaria gastou R$ 84 mil, “sem ocupar o imóvel. Pagando o aluguel com ele fechado, para mim, é desperdício com o dinheiro público e, por isso, temos problemas de Saúde”.


O vereador considerou absurdas as medidas tomadas pela secretária, pois além de pagar aluguel sem usar o imóvel, o proprietário é a Fundação Ampla de Seguridade Social “Petrópolis está numa disputa com a Ampla por causa dos constantes apagões na cidade e a secretária vai e aluga um imóvel que pertence a esta concessionária. Já que queira alugar, poderia ter escolhido um local cujo proprietário fosse petropolitano”.


Dudu disse que são medidas como estas que prejudicam a Saúde no município, pois o dinheiro poderia ser usado para abrir os postos de Saúde do Amazonas, Mosela, Pedras Brancas ou contratar médicos, ou melhorar a unidade da Posse, ou melhorar a merenda, ou aumentar o Cesta Cheia Família Feliz.


O vereador disse que irá encaminhar a denúncia ao Ministério Público, porque considera o desperdício de dinheiro uma grave irregularidade.