Sejam Bem Vindos Ao Blog do Vereador Dudu! --- "Se Deus é por nós, quem será contra nós" --- Trabalhando Para uma Petrópolis Melhor!!!

terça-feira, 20 de abril de 2010

A Crise na Saúde Continua...

Os rumores do fechamento do Pronto socorro do Alto da Serra assustam cada vez mais os moradores do bairro. Segundo a matéria publicada no jornal Tribuna de Petrópolis, na terça-feira dia 20 de abril de 2010, a secretária de Saúde Aparecida Barbosa nega a possibilidade do fechamento da unidade, mas os funcionários garantiram o encerramento do atendimento 24h de urgência a partir do dia 31 de maio quando o PS passará a atender pacientes em reabilitação, os casos de emergência só irão ser atendidos no Hospital Nelson Sá Earp e no Alcides Carneiro.
Segundo um dos funcionários, os médicos serão transferidos para o HMNSE mas eles não sabem para onde irão os outros funcioná
rios. Segundo a secretária, a rede de saúde do município está passando por uma reestruturação, por isso os boatos sobre o fechamento do PS. Ela garantiu que o pronto-socorro continuará funcionando, mas de forma adequada e com qualidade. “Petrópolis conta com cinco unidades de atendimento 24 horas que não funcionam direito. Precisamos de hospitais que atendam a população de forma digna”, disse. O município de Nova Friburgo foi dado como exemplo pela secretária. Ela conta que na cidade apenas um hospital de emergência atende a toda a população de forma digna e correta. “É isso que precisamos, de unidades que atendam com qualidade e sem danos à população”, disse.
De acordo com a secretária, o Planejamento Municipal de Saúde vai redefinir a rede, caracterizando o que é hospital, pronto-socorro, centros de saúde e ambulatórios. As mudanças irão acontecer dentro das unidades e a população receberá informações sobre como procurar atendimento médico de forma adequada. “Sabemos da importância do pronto-socorro para a população. Não somos irresponsáveis. Tudo está sendo devidamente pensado de forma coerente”, disse.
A proposta de fechamento do PS é antiga, começou na administração passada e com o anúncio da instalação das UPA’s a idéia criou força. Segundo funcionários do pronto-socorro, a justificativa dada pelo governo é o número de óbitos na unidade. “Disseram que aqui morrem muitas pessoas devido à falta de estrutura. Em março, atendemos mais de seis mil pacientes e tivemos apenas quatro mortes. O PS é referência para os moradores do bairro e de toda a cidade. É pra cá que as pessoas vêm quando outros hospitais estão sem médicos”, contou.
Indignados com o fechamento do pronto-socorro, moradores do Alto da Serra irão promover um passeata na manhã do próximo sábado. “A população está revoltada. Vão realizar uma grande manifestação em prol do PS”, disse o funcionário.


fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário