Sejam Bem Vindos Ao Blog do Vereador Dudu! --- "Se Deus é por nós, quem será contra nós" --- Trabalhando Para uma Petrópolis Melhor!!!

terça-feira, 3 de maio de 2011






Perigos e Prejuízos


A pouco ma
is de dois meses das férias escolares e a proximidade da época dos ventos, já é motivo de preocupação. Isso porque, é nesse período que uma antiga brincadeira de criança se transforma numa arma perigosa: as pipas, principalmente aquelas com linhas preparadas com cerol. Em Petrópolis, um dos problemas mais comuns causados pelo brinquedo são as frequentes quedas de energia, entretanto, acidentes, inclusive fatais, também já foram registrados.
O que poucos sabem é que existe uma Lei Estadual que proíbe a industrialização e a comercialização do produto, além disso, quem for flagrado soltando pipa com cerol, o qual é produzido à
base de cola e vidro moído, pode ser preso e autuado de acordo com o artigo 132 do Código Penal Brasileiro, por, de forma consciente, expor terceiros ao perigo. A pena é de três meses a um ano de detenção.Vale ressaltar que outros acidentes também contribuem muito para a falta de energia e acidentes, como por exemplo, quedas de balões, tentativa de poda de árvore; construções irregulares e uso de vergalhões na rede.
Para evitar os riscos de acidentes na temporada de ventos, época propícia para soltar pipas, o Corpo de Bombeiros alerta sobre a necessidade de tomar alguns cuidados, como por exemplo: não use linhas com fio de cobre ou cerol, pois só as de algodão são seguras. A maioria dos acidentes com cerol ocorre na região do pescoço, provocando graves hemorragias que em alguns casos podem provocar morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário